Missão

Fornecer, de forma sustentável, tecidos e serviços com valor reconhecido pelos clientes.

Visão

Posicionar a Santaconstancia como fornecedora ágil, diferenciada e inovadora de tecidos e serviços de qualidade.

Quem somos, nossos valores e atuação

A Santaconstancia é uma empresa verticalizada, que transforma o fio cru em tecido acabado, tingindo, estampando e produzindo efeitos especiais com processos exclusivos. Desde sua fundação em 1948, prima pela inovação e estilo na oferta de tecidos e malhas aos diversos segmentos do vestuário.

Com marcante influência da alta costura em suas raízes, a Santaconstancia tem destacada presença no cenário da moda brasileira, sempre privilegiando, estética, excelência e conforto em sua oferta de produtos e serviços, assim como continuamente tem aperfeiçoado sua logística para atender, de forma personalizada, desde microempresas até grandes cadeias do varejo.

Ao longo da sua história, a percepção da Santaconstancia foi direcionando sua capacidade produtiva para o atendimento de uma demanda cada vez maior por diversidade tecnológica em produtos, mas simultaneamente requerendo menores lotes industriais.

A empresa ousou ao investir e oferecer produtos que combinavam moda e estética associada a novos valores, hábitos e comportamentos que emergiam das ruas, como, por exemplo, esporte e bem-estar. Passou a oferecer uma moda mais plural e aberta, abrangendo novos segmentos além da moda feminina e incorporou em seu portfólio: a moda praia, esportiva, moda íntima, masculina e infanteen.

Ao longo desta mudança, a Santaconstancia investiu em equipamentos de alta tecnologia, incluindo uma estamparia moderna e completa que abrange o processo digital de última geração com capacidade para produzir 15 milhões de metros anuais e dispondo de um banco de imagens com mais de 40 mil desenhos.

Tudo realizado sem perder de vista nossas raízes de moda ou abandonar nosso dinamismo criativo e inovador, sempre com a preocupação de garantir a rastreabilidade de nossos insumos.

A Santaconstancia é certificada com o selo Oeko-Tex®100 – Classe I, que atesta a inexistência de produtos tóxicos para a pele humana em nossos tecidos, incluindo a linha infantil. Com o desenvolvimento da tecnologia de malhas repelentes ao mosquito Aedes aegypti, fomos tambem certificados na Classe II, pois embora este tipo de proteção seja para uso direto sobre a pele, é somente indicado para usuários a partir de 3 anos.

Com apoio técnico e parceria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, fazemos uso sustentável da água industrial no processo de tinturaria e estamparia, permitindo assim a utilização de água de reuso e evitando o consumo de água potável.

Novos Desafios

Com o início do tão esperado século XXI, comemoramos 70 anos de existência e, nesta terceira geração da família Pascolato, novos desafios emergiram em uma era em que a rotina das empresas começava a ser alterada por um novo processo dinâmico, altamente tecnológico, de respostas em tempo real e com novas fontes de inspiração. Nos showrooms de São Paulo e Rio de Janeiro, equipes de profissionais foram preparadas para atender os clientes nesta nova rotina e demanda.

Nosso propósito para o futuro é o engajamento e a contribuição para as mudanças necessárias ao novo contexto mundial. Confiança, bem-estar individual e coletivo, consumo consciente e respeito ambiental serão valores fundamentais associados a resultados econômicos.

Esta nova fase começa na Sta.® com o lançamento do conceito CO2control®, oferecendo tecidos, malhas e serviços com uma proposta de produtos mais amigáveis ao meio ambiente, desenvolvidos em parcerias com fornecedores e clientes. Os primeiros programas lançados apresentam conceitos pioneiros e inéditos no Brasil, tais como:

• Certificação European Flax®, que assegura a origem do linho que utilizamos, garantindo sua qualidade e não poluição do solo desde a sua origem na plantação. A Santaconstancia foi a primeira empresa fora da Europa a conquistar esta certificação.

• Nylon biodegradável Amni Soul Eco®, um desenvolvimento brasileiro da Rhodia-Solvay. Neste caso, a Santaconstancia foi pioneira mundial a lançar malhas e tecidos com esta inédita tecnologia.

• Fibra de poliéster compostável Apexa® da DuPont®, desenvolvida em parceria com a empresa Ichimura Sangyo do Japão. Esta tecnologia possibilita, sob condições adequadas, transformar os resíduos em adubo.

• Fibras celulósicas Micromodal® e Tencel® da empresa Lenzing, internacionalmente reconhecida por suas certificações ambientais, como o European Eco-Label.

Breve Histórico

Em 1945, vinda da Itália, a D. Gabriella Pascolato desembarcou no Brasil com seu marido, Michele, e seus dois filhos, Costanza e Alessandro.

O casal fundou, em 1948, uma pequena tecelagem que chamaram de Santaconstancia. Desde seu início, uma das principais e constantes preocupações da empresa foi a busca pela mais avançada tecnologia. Esse pioneirismo levou a Santaconstancia a produzir arrojadas inovações.

“Para se ter uma força comercial maior nos anos 70, decidimos crescer em volume. O parque industrial como estava instalado não era adequado. Fizemos uma fábrica modelo que acabou sendo um marco arquitetônico e ganhou o 1º Prêmio na Bienal de Arquitetura”. Alessandro Pascolato – Presidente da Santaconstancia.

O senso estético e o tino comercial de D. Gabriella fizeram com que a fábrica crescesse e assumisse uma posição de destaque no mercado brasileiro de moda.

A Santaconstancia, ainda hoje, segue a linha traçada por D. Gabriella: fazer tecidos de qualidade, tecer tendências e sempre se reinventar.