Compartilhe

MUSEU GUGGENHEIM – NY

O artista contemporâneo, Hans-Peter Feldmann expôe uma obra inusitada no museu e que me fascinou! Ganhando o prêmio 2010 Hugo Boss de 100,000 dólares, ele pega a mesma quantia em cédulas de 1 dólar,  já fora de circulação, e prega uma a uma em uma sala, cobrindo cada milímetro de espaço das paredes. Ele gosta de explorar a importância que damos a objetos sem nenhum valor intrínseco. Fascina a beleza da obra (portanto já um valor intrínseco?), a matemática que envolveu cobrir de forma perfeitamente simétrica as paredes e este jogo de explorar valores intrínsecos, que sempre achei intrigante.

Fotos 1 e 2: Usando pregos, o artista cria uma bi-dimensinalidade em uma superfície plana. O cálculo preciso para criar uma superfície totalmente simétrica.

Demais fotos:

3. O maravilhoso museu Guggenheim, construído em 1959, já após a morte do grande arquiteto, Frank Lloyd Wright, e o mecenas colecionador, Solomon R. Guggenheim. O museu Guggenheim é na 5th Avenue de Nova Iorque, entre 88th e 89th Street.

4. Wright quis que o museu fosse próximo do parque, pois acreditava que a natureza podia melhor incorporar a estética da sua obra que por sua vez se inspira na concha Náutilo. As rampas, que permitem observar obras mesmo de longe e fazer com que quem visite possa subir de elevador e descer tranquilamente pelas passarelas sem ter que repassar pelo mesmo lugar mas podendo observar vários andares e obras ao mesmo tempo, são uma solução inédita e genial, além de serem deslumbrantes.

5. É fácil notar a inspiração, uma concha Náutilo.

Único museu onde dá para ver de longe as obras além de vários andares ao mesmo tempo.

6. Duas das obras que mais gosto da coleção permanente do museu: Great Nude, 1909-Frantisek Kupka (1871-1957 Checoslováquia) e…

7. …Mulher Passando, 1904-Picasso fase azul.

Consuelo Pascolato Blocker
Postado em: 26/05/2011

Veja também