Compartilhe

FOR USE/NUMEN-TAPE FLORENCE

Durante a Notte Bianca os museus estavam abertos.  No pátio do Palazzo Strozzi, um grupo de artistas de Vienna e Zagabria (Sven Jonke, Christoph Katzler e Nikola Radeljkovic) que formam o ForUse/Numen, construiram uma instalação lindamente curiosa que chama muito a atenção.  Com forma orgânica, quase visceral, mas totalmente feita de plástico (fita adesiva e papel filme) os contrastes são sedutores.  A transparência e aparente fragilidade do túnel, atrai observadores que são convidados em grupos de quatro a percorrerem a obra.

Conheci in loco, Christoph Katzler.  Ele me explicou que o projeto já tem sido reproduzido em vários locais como pode se ver no site, e que a idéia surgiu após uma performance na qual bailarinos com fita adesiva percorriam de forma aleatória um palco cheio de paus de madeira.  O resultado caótico criou uma forma.  Isto o interessou muito.  Falando com amigos arquitetos estabeleceu que várias camadas de papel filme e fita adesiva segurariam o peso de uma pessoa.  Começou a projetar.

Este de Florença é o que permanecerá o tempo mais longo.  Christoph está fascinado como a estrutura está mudando de cor e textura com o uso e o efeito do sol e chuva.  Como mente de artista nunca descança, ele me disse que quando tirassem a obra, gostaria de pendurá-la como a pele que a cobra abandona.

As obras levam 6 pessoas 5 dias de trabalhos e até 50 kilómetros de fita adesiva!

para ver mais acesse:consueloblog

Consuelo Pascolato Blocker
Postado em: 04/05/2011

Veja também